Câncer de Mama- Tudo o que Você Precisa Saber

Olá Pessoas! Sabemos  que estamos no Outubro Rosa, que é o mês de prevenção ao câncer de mama e é claro que o nosso Mundo não poderia deixar de falar sobre o assunto!

O câncer de mama acomete muitas mulheres e a prevenção pode salvar vidas. Isso acontece porque, quando detectado em estágio inicial o sucesso do tratamento é maior. Por isso que foi criado o Outubro Rosa em 1990! Para salvar vidas.

c86451221cb7ceb91ea935220fa1d186 Saúde e Bem-estar Todos
fonte: catracalivre.com

Estatística do Câncer de Mama 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 1 a cada 15 mulheres desenvolvem a doença ao longo da vida. No Brasil 156 novos casos são diagnosticados diariamente e 12000 mulheres morrem todo o ano no nosso país. Ou seja, muitas mulheres!

Mundialmente, o câncer de mama é o mais comum entre mulheres e tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo aumentam as chances de desenvolver a doença. O fator genético só é determinante em 10% dos casos. Bora pegar um pé de alface e sair para queimar o nosso bacon?

Mulheres que nunca amamentaram ou que fizeram reposição hormonal por mais de cinco anos têm mais chance de sofrer com câncer de mama, por isso o cuidado deve ser redobrado.

A Prevenção

bfb0ddc807cfb95ba2ddc34aa437c3d0 Saúde e Bem-estar Todos
fonte: coração e vida

Desde a primeira menstruação é necessário fazer acompanhamento ao médico periodicamente e fazer o autoexame nas mamas e axilas.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês, sempre no final do período menstrual. Mulheres na menopausa devem escolher um período do mês para fazer o autoexame.

Procure caroços, áreas escuras, áreas mais quentes e inchadas, pele vermelha, enrugada ou descamada. Em muitos casos a área não fica dolorida, por isso é necessário ficar em alerta e qualquer alteração não exite e busque orientação médica.

Mulheres acima de 30 anos costumam desenvolver tumores mais agressivos, então não deixe de fazer o autoexame! Para mulheres de 50 anos ou mais  devem fazer a mamografia, aquelas que apresentam históricos na família precisam iniciar a mamografia periódica antes dessa idade.

O autoexame vai detectar alterações como nódulos ou tumor e caroço em estágios mais avançados, pois eles já são perceptíveis ao toque ou é visível na pele. Portanto, não deixe de fazer os exames prescritos pelo seu médico e marcar consultas periodicamente. Só esses exames que vão detectar o câncer de mama em estágio inicial.

Em algumas situações em que o ultrassom, a ressonância magnética e a tomossíntese são realizados para complementar o diagnóstico.

 

O Câncer de Mama tem Cura?

Em 90% dos casos que estão em estágio inicial é possível ser curado. Quando diagnóstico tardiamente, as chances de cura caem drasticamente. No mundo 30% dos casos de câncer são diagnosticado em estágio avançado.

Muitas mulheres não sabem o que fazer quando são diagnosticadas. Realmente, é um momento delicado e que exige muita calma e compreensão da paciente e da família! Converse com o seu médico e entenda a opinião dele em optar por operar ou tratar, ouça a opinião de outros médicos, converse com mulheres que já passaram ou passam pelo que você está passando.

Busque informação e sinta-se segura para decidir qual será o próximo passo. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), oferece suporte para essas mulheres.

O maior medo de muitas mulheres é a  retirada da mama, pois isso interfere na feminilidade e na sua aceitação com o corpo, porém não são todos os casos que é feita a retirada total. Dependendo do tamanho do tumor a retirada é parcial e complementar ao tratamento com medicação. Para as mulheres que precisaram retirar toda a mama, hoje existem técnicas de cirurgia plástica reconstrutora que deixa  as suas peitxolas lindas!

Tratamentos como a radioterapia provoca a queda de cabelo apenas nas áreas tratadas, então não causará queda de cabelo. Já a quimioterapia, provoca a queda de cabelos em uma grande parte dos casos. Mas, o crescimento dos cabelos ocorrem a partir de 2 ou 3 meses depois que o tratamento acabar.

Esse é um resumo completo do que é o câncer de mama e o quanto é importante apoiarmos a causa do Outubro Rosa!

Fizemos um filtro lá no facebook em apoio a campanha. Participe com a gente, porque juntos somos mais fortes!

e0dab4e3e6beb410ecdad1c37408c572 Saúde e Bem-estar Todos
fonte: catracalivre.com

Beijos, beijos

(Visited 20 times, 4 visits today)

Deixe uma resposta