Combatendo a Ansiedade em 7 passos

Você sabia que o Brasil é o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo? Segundo a OMS chega a 23,9% da papulação artigo completo 

Para muitos, a ansiedade é considerada o mal do século!

Ansiedade Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
Woman in depression on gray background fonte: tumblr

 

Podemos definir a ansiedade como a preocupação pelo que está por vir, frio na barriga, mãos geladas e receio diante de situações percebidas como ameaçadoras. 

A ansiedade é um conjunto de mecanismos que seu organismo lança mão para sobreviver quando se sente ameaçado por diversos fatores. Positivamente, se prepara para o desafio, fazendo com que seu cérebro fique mais ágil e seu corpo mais rápido. O problema começa quando essa  ansiedade está constantemente presente.

Em pessoas ansiosas, esse estimulo constante faz com que a preocupação domine seus pensamentos e por consequência o MEDO surge. O medo consome a pessoa de uma tal maneira, que suas energias não são suficientes para sair da inércia e realizar suas atividades.

Os sinais mais comuns de pessoas ansiosas são a ausência de sono, queda na produção, alterações alimentares, baixa autoestima, aumento da frustração e da angústia. Além de distúrbios cardiovasculares, queda da imunidade e a depressão.

Podemos realizar alguns passos para combater, minimizar e até prevenir os sintomas da ansiedade e fazer seus dias melhores, mais felizes e saudáveis.

1-Atividade Física

A prática de atividade física regular é responsável por causar sensação de bem-estar e alegria, pois produz um hormônio chamado endorfina. Além de estabilizar o humor por produzir norodrenalina e serotonina. 

correr Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: tumblr

2-Meditação

Um estudo feito na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, diz que meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas. Bora meditar!!! artigo completo

bb27ff80c851332c676cc59680010f7b Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: Pinterest

3-Dormir melhor

A falta de sono está diretamente ligada aos níveis de estresse e ansiedade. Acalme-se, respire, deite tranquiamente, tenha um sono reparador. Que tal tomar um banho bem gostoso, meditar e dormir como um anjo?

tumblr_mx4xzsGSYD1t1l0mwo1_500 Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte:tumblr

4-Coma mais cereais na dieta

Adicionar na dieta frutas,cereais e vegetais diminui a insônia, estresse e palpitações no coração. Melhore sua alimentação!

tumblr_o851ck0K7q1qly34wo1_500 Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte:tumblr

5-Beba mais chás

Evite o cafezinho de todo o dia. Substitua por chás, algumas ervas são calmantes e relaxantes como camomila, flor-de-maracuja, cidreira, hortelã e manjericão.

tumblr_lhpb19wmxk1qh89bgo1_500_large Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: tumblr

6-Reserve um tempo para você

Faça algo que te dá prazer. Já pensou em começar aquele livro que você comprou e ainda não teve tempo? Aquele filme que esperou tanto tempo para estrear?  Ou um passeio em família.

tumblr_lo6t10Kq971qhqwiao1_500 Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte:tumblr

 

7-Faça terapia

A ansiedade pode ser resultado de traumas e conflitos internos. Tratar  somente os sintomas físicos não é uma boa opção, pois a origem da ansiedade continuará. Por isso um psicólogo pode te ajudar nesse processo.

C-g9RFvUQAAvZoc Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: tumblr

 

Uma vida equilibrada e saudável é fundamental. A ansiedade tem cura e não exite em pedir  ajuda, lembre que a mudança só depende de você. 

Deixe seu relato, sua opinião é muito importante! Entre em contato AQUI

 

BEIJO, BEIJO

(Visited 43 times, 2 visits today)