Cuidados com o PET no Inverno

Assim como nós, o Pet precisa de cuidados específicos no Inverno por tornarem-se mais vulneráveis à algumas doenças. Mesmo as raças como São Bernardo, Husky Siberiano  que são mais adaptadas as baixas temperaturas não dispensam alguns cuidados.

É primordial que o animal fique protegido do frio, a higienização seja feita corretamente e a alimentação e atividade mantenha-se adequada. Dessa forma seu pet passará o inverno livre de doenças e feliz.

cachorro-frio-inverno Mundo Pet Todos
fonte:tumblr

Em cães é comum que doenças como a traqueobronquite ou “tosse dos canis” acometam mais animais em períodos frios. Os sintomas lembram um resfriado humano, causando febre, torre, coriza e espirros. Se não tratada o quadro pode se agravar com o aparecimento de infecções secundárias provocadas por bactérias, como a pneumonia.

As baixas temperaturas afetam principalmente animais idosos que já apresentam quadros como artrose ou hérnia de disco, pois as dores podem se intensificar.

CAO-DOENTE Mundo Pet Todos
fonte: tumblr

 

Para evitar que seu Pet sofra nessa época do ano é necessário 3 cuidados principais…

1- Proteger do frio

Para os animais que dormem dentro de casa, pode ser utilizados caminhas. Os que passam a noite do lado de fora da casa é necessário um cuidado maior. O ideal é disponibilizar uma casinha (no mercado existem inúmeros materiais e preços variáveis),além de posiciona-la contra a corrente de ar. Para os gatos as tocas são uma ótima escolha. Nos três casos é necessário lançar mão de roupinhas, edredons e mantas.

O cuidado deve ser redobrado para animais de pelo curto, pois eles são mais sensíveis as baixas temperaturas.

12295525_10207880065462226_5928201335951547765_n Mundo Pet Todos
fonte: acervo pessoal

 

2- Higienização

Para que seu animal fique saudável é necessário diminuir a frequência dos banhos durante o frio, podendo ser quinzenais e feitos no horários mais quentes do dia (11h até 15h). Redobre o cuidado na hora da secagem, porque demoraram mais para secar, e a umidade pode causar problemas de  pele e friagem. O secador se torna uma ferramenta fundamental nesse período. Lembre-se de mante-los longe de corrente de ar e ambientes externos logo após o banho, assim evitando choque de temperatura.

Aumente a frequência com que você escova o seu pet em pelo menos três vezes semanais. No frio ele tendem a se lamber com mais frequência, aumentando a ingestão de pelos que acabam formando bolas no estômago de gatos. Nos cães a escovação frequente previne nós que causam lesão de pele.

banho-animal Mundo Pet Todos
fonte: fotos.fot.br

 3- Alimentação e Atividade

Para animais que estão com  o peso adequado, aumente 20%  da  porção administrada, para obesos mantenha a quantidade habitual. Durante o frio o gasto energético para manter o organismo funcionando adequadamente é maior. A quantidade ideal é disponibilizada na embalagem da ração que é dada.

Mantenha seu animal ativo, principalmente no inverno que é o período ideal para diminuir ou manter o peso. Além do mais, exercícios ajudam a manter o corpo aquecido.

cachorro-exercicio-academia-atividade-fisica-petrede Mundo Pet Todos
fonte: petrede

Agora que você já sabe como cuidar do seu Pet no inverno, ajude os animais de rua a se abrigarem nesses dias frios. Veja o que tem na sua casa que pode servir como caminha e casinha , cobertas, retalhos, alimentos e disponibilize próximo a esses animais. Entre em Contato conosco e deixe sua ideia de formas para ajudar esses anjinhos.

 

Beijo, beijo 

lifebuzz-e49c81e180b0e9136d764f29e38c618c-original Mundo Pet Todos

(Visited 25 times, 1 visits today)