Comportamento, Saúde e Bem-estar, Todos

Meditação e seus Benefícios Comprovados pela Ciência

A meditação vem sendo praticada há milhares de anos e seus benefícios são conhecidos desde então, porém nos últimos anos sua prática tem se tornado popular e sido pauta na comunidade científica. 

large Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: Sport life

 

Segundo estudos,  os métodos de meditação são descritos precocemente  desde 1500 a.C. Na China existem registros  por volta de 300 a.C., tendo como mestres Lao-Tzu e Chuang-Tzu que já apresentavam exercícios meditativos. Já no norte da Índia, existem relatos mais antigos de técnicas de meditação por volta  de 1500 e 1000 a.C.

Jetsunma Tenzin fala sobre meditação e ensina como realiza-la. Assista sua palestra no link .

A meditação trás benefícios para o corpo e mente, desde aumento da imunidade até alterações em sistema nervoso e cardiovascular.

Sistema Imunológico 

Segundo um estudo na Universidade da Califórnia, EUA um dos fatores que aumentam a imunidade é a prática da meditação.

Durante a atividade percebe-se o aumento do bem-estar do praticante, por consequência a enzima telomerase que está ligada ao sistema imunológico tem sua ação intensificada. A telomerase é responsável pela longevidade celular.

sistema-imunologico-definicao-organizacao-das-celulas-e-linfocitos-e-os-macrofagos Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: estudopratico.com.br

 

 

Capacidade de processamento potencial do cérebro

No jornal Frontiers in Human Neuroscience foi publicado um artigo dizendo que a meditação pode alterar a geometria da superfície do cérebro. Este estudo mostrou que existe uma correlação positiva entre os números de anos praticados com a quantidade de gyrification cortical. Esse processo pode refletir na  cognição ao meditar.

ABAAAgvfYAE-2 Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte:ebah.com.br


Redução do risco de doenças Cardíacas

Em Novembro de 2012, foi publicado um grande estudo na revista  Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes com 201 pessoas que apresentavam doença cardíaca coronária. Essas pessoas foram divididas de modo que um grupo praticaria uma aula de meditação transcendental e outro uma aula de educação em saúde com exercícios e melhorias na dieta.
Durante os cinco anos que durou o estudo, foi observada uma redução de 48% do risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte das pessoas que meditam. 

Enfermedad-Cardíaca-499x325 Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: melhorcomsaude.com

 

 

Recuperação da memória

Catherine Kerr é pesquisadora do Centro de Pesquisa Osher, descobriu que os praticantes que meditam ajustam melhor as ondas cerebrais, quando comparados aos não praticantes. Isso ocorre porque são capazes de rastrear as distrações e aumentar a produtividade de maneira mais rápida.

Essa mudança no ajuste cerebral influência drasticamente na recuperação da memória. 
Em um artigo publicado na Psychcentral.com (2013), chamado de Os efeitos da meditação sobre a Emoção relatou que a prática da meditação mindfulness (atenção plena) melhora inúmeras habilidades mentais, inclusive a recuperação da memória rápida. Explicando a capacidade de incorporar novos fatos e de lembrar-se rapidamente que os praticantes adquirem.

descarregamento-cognitivo-cerebro-multitarefas Comportamento Saúde e Bem-estar Todos
fonte: psicoativo.com

 

De modo geral meditar trás tantos benefícios que ficaria horas falando sobre eles. Se você quer saber mais alguns, trago uma pequena lista…

15-Benefícios-da-Meditação Comportamento Saúde e Bem-estar Todos

 

Que tal começar a meditar hoje? Tenho certeza que vão lhe trazer muitos benefícios e lhe tornará uma pessoa mais saudável e Feliz. Você já medita? Dê sua opinião.

BOA MEDITAÇÃO!!

Beijo, beijo
gif-meditação Comportamento Saúde e Bem-estar Todos

 

(Visited 80 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas