Setembro Amarelo: 10/09 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio #CampanhaEscolhaViver

Olá Pessoas, vocês sabias que no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial De Prevenção ao Suicídio? E que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo foi criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria -ABP em parceria com o Conselho Conselho Federal de Medicina-CFM e o Centro de Valorização da Vida -CVV , durante esse mês acontece inúmeras ações, projetos, palestras, trabalhos sociais, entre outros. Esse é o mês do ano que o assunto recebe um destaque maior, mas a campanha acontece o ano todo.

Por que se preocupar tanto como suicídio?

Segundo a Organização Mundial da Saúde -OMS, aproximadamente 800 mil pessoas se suicidam por ano no Mundo e no Brasil esse número é de quase 12 mil casos. Entre o ano de 2000 e 2012 o nosso país teve o quarto maior número de crescimento de suicídio da América Latina. O aumento de mortes entre esses anos chegaram a 10,4%, principalmente em mulheres com 17,8%.

Os número são muito preocupantes, mas vou falar melhor sobre eles em um post exclusivo da Campanha Escolha Viver que vai ressaltar ainda mais a importância da prevenção.

CampanhaEscolhaViver-1 Campanha Escolha Viver Todos

Setembro Amarelo

O movimento Setembro Amarelo é mundial e a primeira campanha no Brasil aconteceu no ano de 2014. No seu primeiro ano a ação ficou concentrada em Brasília, mas no anos seguinte a cor Amarela começou a se multiplicar para outros lugares do país, chegando a colorir locais como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Ponte Juscelino Kubitschek e o Congresso Nacional em Brasília, Ponte Anita Garibalde em Laguna, Palácio Campo das princesas em Recife e o Estádio Beira Rio em Porto Alegre.

A ABP é a representante oficial da campanha Setembro Amarelo e realiza parcerias institucionais e públicas, organiza informações sobre a ação em todo o país, interage com a população e promove eventos. Durante o mês a associação transmite informações sobre a campanha, indica representantes para participarem de eventos e entrevistas, junto com o CFM fiscalizam e distribuem materiais para compartilhamento.

A cor Amarela foi escolhida para representar a campanha por causa do seu significado e sua representatividade que é de vida, alegria e luz, exatamente essa é a intenção da ação que é levar a vida para aqueles que pensam em desistir, levar a alegria e a luz para momentos de tristeza e escuridão.

O Objetivo da campanha é simbolizar o compromisso com a vida, e isso é feito através de conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscar alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

É preciso falar sobre o suicídio e ele deve ser encarado como um problema de saúde pública. A melhor forma de fazer isso é levando informação para a população e para os profissionais da área, falar sobre saúde mental e derrubar alguns tabus que ainda estão presentes na nossa sociedade.

Segundo a ABP e o CFM falta uma política de atenção , com infraestrutura e recursos humanos suficientes para poder ajudar quem sobre de depressão, estresse, esquizofrenia e outros transtornos que podem levar alguém a cometer suicídio.

E é em apoio  ao Setembro Amarelo que a Campanha Escolha Viver foi criada, a fim de dar voz ao assunto, trata-lo com a importância que ele merece e levar a informação para o nosso público.

Agora que você já sabe o que é e a importância setembro amarelo… participe da campanha! Todas as informações  necessárias estão AQUI

Textos da Campanha Escolha Viver

  1. Mitos sobre o suicídio

Beijo, beijo

Fontes

Associação Brasileira de PsiquiatriaConselho Federal de MedicinaOrganização Mundial da Saúde

 

(Visited 330 times, 2 visits today)

2 Comments

    1. Olá Camila, muitas famílias não sabem como lidar com a situação, sabem identificar que alguém precisa de ajuda. Essas informações são pouco divulgadas, existem muitos tabus ao redor do assunto. O objetivo da campanha é esse. Levar informação e ajuda para todos que precisam, sejam aqueles que sofrem ou os que estão a volta.
      O tratamento e a ajuda é o melhor caminho!!
      Mil beijosss

Comments are closed.